terça-feira, agosto 28, 2007

Pato Fu e o melhor disco nacional de 2007


por Gustavo Martins

"Terminada a audição de "Daqui Pro Futuro", tem-se mais que um bom disco: o nono trabalho do Pato Fu é motivo para se orgulhar. Todo país conta com pelo menos um bom nome de pop inventivo e autêntico, e não temos razão para complexos de inferioridade nesse ponto.

Nas doze canções do álbum, a banda está se representando melhor do que nunca. Parece óbvio, mas não é tão simples ser você mesmo compondo música. Existem várias barreiras a ser ultrapassadas: influências, exageros, limitações de estúdio, pressões por um hit... O Pato Fu parece ter superado tudo isso, e cada efeito, acorde, refrão e verso de "Daqui Pro Futuro" reflete a personalidade bem-humorada, sutil, feliz e simples de seus integrantes.

O disco passeia por vários climas, desde uma discoteca de brinquedo em "Mamã Papá", composta pela alegria dos novos-pais John e Fernanda Takai, até a melancolia de "Espero", que chega a lembrar um Portishead menos deprimido. A quarta faixa é uma versão de "Cities In Dust", sucesso oitentista de Siouxie & The Banshees, mais contida mas não menos inspirada.

Andrea Echeverria, da banda colombiana Aterciopelados, participa em português e espanhol de "Tudo Vai Ficar Bem", mantendo a tradição do Pato Fu em buscar parceiros criativos no exterior. Talvez não tenha opção mesmo, que outra banda brasileira pode fazer referência a Clarice Lispector em uma canção ("A Hora da Estrela"), falar de guerra em outra ("1000 Guilhotinas") e ainda soar perfeitamente pop?"
Comentários Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial
Arquivo
Links do Duda
Links do Rafa
Links do Reimão
Links do Danielzinho