quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Mais senso crítico e menos Lucio Ribeirisse


A definição de Indie por um Indie, segundo a Desciclopedia, é a seguinte: “Sou extremamente culto, inteligente. Me visto de maneira fuckin' stylish e tenho gostos excelentes. Odeio tudo que é pop. Amo o underground.”

Por que eu comecei esse artigo com essa definição? é que o Indie não se aplica apenas a músicas, mas sim a qualquer situação onde impere a questão da novidade, do recente, do algo novo. Veja mais esse trecho: “Para se afirmar ”real" na tribo Indie, o mesmo deve eleger como banda preferida uma banda que ninguém mais conhece e dizer que é a melhor coisa do mundo e, se ele conhecer mais pessoas que conheçam a banda, ele a considerará mainstream e elegerá outra banda desconhecida como sua preferida.”

O representante-mór da tribo indie é um jornalista chamado Lucio Ribeiro, especialista em novidades do mundo do rock. Indie rock, é claro. Ou seja, qualquer banda que seja do underground, que não tenha gravadora, que distribua suas música apenas via internet, com os My Space e Last.FM. E, o mais importante, claro: que absolutamente mais ninguém tenha ouvido falar.

Bom, enquanto esse for um estilo(???) apenas do Lucio Ribeiro, menos mal. Ninguém é obrigado a ler os textos do rapaz.. No entanto, a coisa começa a ficar feia e chata quando esse fenômeno se espalha para outras áreas do enttretenimento, que é o que está ocorrendo agora com os já saturados seriados americanos.

O melhor seriado do mundo até pouco tempo atrás, Lost, agora é substituído por um tal de Heroes. Algumas pessoas já vieram falar para mim, com brilhos nos olhos, que Heroes é a coisas mais sensacional da face da terra.

O momento auge para essas pessoas é quando você argumenta com um simples e factual - “mas como eu vou assistir a esse seriado se ele não passa no Brasil”? - a resposta vem imediata: “oras, eu baixei na internet. Assim que passa no Estados Unidos, eu já baixo na Internet”.

Ahá! Achamos o ponto! Analisemos com calma: a mesma pessoa, a singular e única pessoa que se predispõe a ir até o computador e baixar o episódio do tal seriado minutos depois de passar nos USA, depois vem e vocifera com todas as letras que é a coisa “mais legal que ela já viu na face da Terra”. Qual a relação?

Vejo com tristeza que estamos criando uma geração de “Lucios Ribeiros”, onde o verdadeiro hype não é o seriado em si: poderia ser o Lost, o Heroes, o Vilains, o raio que o parta: o que importa mesmo é ver antes do outros e propagar para todos os cantos: “sim, é a coisa mais legal do mundo!”. Mais ou menos como um típico Indie fala sobre uma banda nova. Neste novo cenário, o “legal” é ser o único a ter visto, não importando a qualidade do programa em si.

Alerta vermelho! Temos pela frente o perigo iminente de cair numa cilada: um novo tipo de tribo, onde o sujeito ter ou não visto algo o desqualifica de forma veemente.

Uni-vos, pessoal: se tal programa, banda, filme ou o que quer que seja, for merecedor de crédito, façamos isso. Agora, ficar elogiando algo apenas porque você viu e os outros não, é patético. Por favor: mais senso crítico e menos Lucio Ribeirisse.
Comentários
Uma pergunta: Quanta babaquice pode sair de uma pessoa só?
 
A busca idiota pela novidade pode ser apenas uma fase, depois de um tempo deve sobrar apenas um vazio já que o que se aproveitou não foi intenso.
Em busca do sempre novo, as pessoas não se aprofundam em nada e essa superficialidade só pode resultar vácuo... Pare, olhe pra trás e não veja nada pois a estrada se esfarelou enquanto você só olhava pra frente...Ui, que tremenda bichona!
Auf Auf Wolf
 
Sua tese (seja lá quem escreveu esse texto) faz algum sentido, mas seus argumentos são cambaleantes e frágeis.
 
Pô, eu gosto do Lucio. O cara gosto de novidades, mas adora Nirvana, Strokes, Oasis, Coldplay, Blur... tudo mainstream.
É assim que a coisa funciona. Vc acha as coisas legais e consome por um tempo. O que for bom fica, o que não for, joga fora.
Se passa na Globo ou vc baixa na internet, não faz diferença.
 
Pô, eu gosto do Lucio. O cara gosto de novidades, mas adora Nirvana, Strokes, Oasis, Coldplay, Blur... tudo mainstream.
É assim que a coisa funciona. Vc acha as coisas legais e consome por um tempo. O que for bom fica, o que não for, joga fora.
Se passa na Globo ou vc baixa na internet, não faz diferença.
 
Parabéns Reimão!
O underground já saiu do underground faz tempo, hj tudo é mainstream.
 
vendo por outro lado, talvez você fale isso por nunca ter visto Heroes. Ou por nunca ter ouvido tal banda... não?
não seria mais coerente se vc visse&ouvisse, não gostasse e daí chegasse a essa conclusão?
Ou você só gosta daquilo que todo mundo gosta?
tem em um youtube perto de você. Ou em um myspace qualquer. Não existe mais "ninguém conhece". Existe "não quer conhecer".
 
O Lúcio Ribeiro é tão bom que tem sujeito investindo tempo para escrever um texto gigantesco criticando a coluna dele... Se não fosse importante e fonte de inveja, neguinho não perdia esse tempo.

Pensando bem, as bandas que o Lúcio ouve e indica são chatas. É errado correr atrás de novidade na internet. Legal é continuar ouvindo o Dire Straits.

Jornalista fala de novidades. "Lost" é legal, mas a novidade é "Heroes". Essa é a dinâmica. Camarão parado a onda leva...
 
...entendi...
ter "mais senso crítico" no seu planeta, é esperar que as coisas caiam na sua cabeça. e se vc não tiver afins de saber como elas são, falar mal assim mesmo, só porque algum jornalista falou bem. Nesse caso, vc encarna o típico indie xiita que tanto odeia.
 
Cacilda Tico, tá todo mundo batendo em vc!
 
lucio eh rei. reimao eh guilhotina!
 
Indie? Mainstream? Hype? Underground? Lúcio Ribeiro?
Não conheço...
Que tal D. Ivone Lara? Mauro Dias?
Samba? Carnaval?
Conhece?
Putz!!! Será que tem "indie" no samba?!
Abs
 
Vá se foder ô filho de uma requenguela! O Florentin faz trê nos jogos e é ruim de dar dó? entra em campo então, seu prego!!!!! Afe, e ainda torce pelo time do Tiuí, a sorte desse time é o Luxa!
 
ei malucão, qdo comentar sobre o Palmeiras pra falar mau do atacante do meu time num deixa endereço de site não sua anta. 5 gols em um jogo, com juiz anulando e roubando dois e o cara é ruim de dar dó. vc entende muito de futebol, assim como de cultura, pelo que li aí? né sabichão? blog de merda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
o cara vai no blog dos outros pra falar mal de derlis florentin!!! vê se pode... só pode ser saudade do baez!!!!!!!!!!! hahaha

time de bosta!!!!! só se salva pelo técnico
 
ah, entaum é aki o blog do bosta q falou mal do flore? além de td o kra naum entnd d nada! fooooorza palestra!
 
olêeeeeeeeeeeee porco!!!! vamo comer peixe assado nas finais
 
blog de merda, num vale nem a pena!!!!!!!!!!!
 
mais um idiota que tem que falar mal do time dos outros.
 
SANTISTA VIADO. FLORENTIN VAI ACABAR COM O SEU TIME
 
cuidado com o que escreve véio, tem gente que não gostou nada, como eu, do que escreveu do derlis! palmairas sempre!
 
pirilim, pirilim, pirilim, é gol do Florentin!
 
Coelhinho da Páscoa o que trazes pra mim? Um gol do Valdivia 3 do Florentin!
 
Que Heroes que nada! O "seriado indie do momento" (a ser baixado assim que termina nos EUA) é BATTLESTAR GALACTICA!!!1

www.scifi.com/battlestar

;-)
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial
Arquivo
Links do Duda
Links do Rafa
Links do Reimão
Links do Danielzinho