sexta-feira, janeiro 05, 2007

Milton Nascimento e Lô Borges - Clube da Esquina (1972)


Por Felipe Cotta

Revolução. Ditadura. Brasil. Mundo. Minas. Amizade. Amor. Ódio. Música. Milton. Lô, Marcio, Beto, Toninho, Ronaldo, Wagner. Tudo isso numa esquina só. E, ao mesmo tempo, no mundo inteiro.

Das janelas laterais de onde se viam paisagens e nuvens ciganas sobre trens azuis, os corações daqueles jovens mineiros batiam juntos por um mesmo ideal. E, na Belo Horizonte dos turbulentos anos 60 e 70, essa confraria de amigos se reunia na esquina das ruas Paraisópolis com Divinópolis e virava dias e noites compondo, inventando, criando um novo estilo que viria a marcar profundamente a cultura do nosso país.

Milton Nascimento era o gênio centralizador deste movimento que saiu da estrada natural Bahia-Minas e ganhou o mundo, nas asas da PanAir e nas asas da nossa imaginação. Junto com Lô Borges, fez o disco mais fundamental de sua carreira e, talvez, um dos mais emblemáticos de toda a MPB.

"Clube da Esquina" é um álbum obrigatório.

Hoje, mais de 30 anos depois de seu lançamento, o disco parece uma coletânea, dada a grande quantidade de músicas que viraram clássicos. “Um Girassol da Cor de Seu Cabelo”, “Cravo e Canela”, “Cais”, “Nada Será Como Antes”, “Trem Azul” e tantas outras entraram para a história da MPB. Trilhas sonoras da minha vida, da sua, da vida de todo mundo.

O regionalismo universal do disco fez com que as pessoas do mundo inteiro se emocionassem com ele. Se por um lado as músicas têm praticamente o gosto do tutu mineiro e pão-de-queijo, por outro as emoções ali expressas são as mesmas que sentem os brasileiros, os americanos, os finlandeses e os moçambicanos. E justamente por isso ele venceu as fronteiras tupiniquins e se tornou disco imprescindível nas prateleiras do planeta afora.

E assim é o Clube da Esquina. Um disco histórico, simplesmente fundamental. Um movimento ímpar, uma estética única, um baluarte da democracia, um dos pontos de sustentação da cultura popular do nosso país, uma influência infindável para músicos de qualquer geração, referência universal de criatividade. Momento crucial da carreira de um gigante da nossa musica. Um marco para sempre.


Ave, Milton.
Comentários Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial
Arquivo
Links do Duda
Links do Rafa
Links do Reimão
Links do Danielzinho