segunda-feira, janeiro 22, 2007

Campos do Jordão e o encanto do simples “comer, beber e dormir”


“Campos do Jordão é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se na Serra da Mantiqueira, a uma latitude 22º44'22" sul e a uma longitude 45º35'29" oeste, estando a uma altitude de 1.628 metros. Sua população estimada em 2004 era de 47.903 habitantes. Por vezes chamado erroneamente de Campos de Jordão, o município também é conhecido como a Suíça brasileira”.

E dessa forma que a incrível Wikipedia começa seu artigo sobre Campos do Jordão. Campos é uma cidade que me acompanha desde pequeno: desde que me conheço por gente, os Reimão possuem o hábito de passar finais de semana ou algum dias de suas férias nesse lugar de clima delicioso. Talvez seja por sermos naturalmente da praia: é impressionante a quantidade de santistas que costumam freqüentar a cidade. Tanto que você pode encontrar A Tribuna, jornal tipicamente da Baixada Santista, em qualquer banca de jornal de Campos.

Em 1997, minha mãe realizou o sonho de sua vida e, finalmente, adquiriu um apartamento em Campos. Simples, modesto, bonito e aconchegante, o “Condomínio e Edifício” Fernanda, no alto do Morro do Elefante, entrou para a família.

Neste último final de semana, fizemos mais uma incursão à Suíça brasileira: pai, mãe, irmã, Gabi e eu. A tradição manda que, depois de 3 horas de viagem, ao chegarmos na cidade, nas Sexta feira, entre 23:00 e 24:00, nos encaminhemos até a melhor pizzaria do planeta Terra, a Paparazzi. Um lugar gostoso, com pizzas sensacionais. Depois de encher o bucho de rango, batida e cerveja, rumamos ao Fernanda, para dar aquela dormida gostosa.

Sabadão, ao acordar, geralmente vamos dar uma andada em Capivari, onde fica o centrinho de Campos, com suas lojas de malhas, sapatos, bolsas, casacos e, claro, a mundialmente conhecida bar e cervejaria Baden Baden. E na frente do Baden Baden, em Julhos chapados de gente, que vida noturna da cidade acontece. Aliás, uma recomendação: se você quiser conhecer a cidade, NÃO vá em Julho: nessa época, a cidade fica cheia daquele povinho metido a besta de São Paulo; a cidade, que possui uma população de 50 mil habitantes, chega a ter mais de 500.000 turistas (dez vezes mais): ou seja, a cidade fica insuportável, intransitável.

Almoço de Sábado geralmente é em casa. Depois acontece a coisa mais legal de se fazer em Campos: dormir a tarde. Sim, a melhor coisa que se faz em Campos, além de beber e comer fartamente, é dormir. Tudo graças ao seu clima, classificado como o melhor do Mundo, no Congresso Climatológico de Paris. Ou seja: aquele friozinho, você já entorpecido de cerveja, bucho cheio, encosta na cama e, magicamente, dorme a tarde inteira. E incrível!

De noite, saída para passear no centrinho seguido de janta em algum lugar, geralmente fondue. Vou te falar, um fondue naquele friozinho esquema é irresistível. Nada melhor para acompanhar o clima ameno da cidade.

Domingão. E hora de zarpar. O momento é triste, pois Campos é mesmo uma cidade especial. Afinal, sejamos francos: não existe nada melhor do que beber, comer e dormir. E parece que Campos foi uma cidade feita para tudo isso! Lá, isso não é sinônimo de pecado ou sedentarismo. Não há remorso. E, sim, sinômimo de viver bem, de curtir bem as coisas prozaicas da vida Além, claro, se ser uma belíssima cidadela, com muito verde e arquitetura esplendorosa.

Quer passar um final de semana agradável, curtindo um friozinho, uma lareira, dormir debaixo do edredon e tomar umas cervejas bem esquemas? Vá para Campos. Não há como não se encantar com a tríplice coroa “comer, beber e dormir”.
Comentários
Gnomo, vc está me devendo um dia em Campos hein? Sempre quando estou lá vc já está zarpando. A cidade é boa, mas o artigo inspira cuidados. O que fazer se o melhor momento do ano em Campos é em Julho? O jeito é espalhar um boato que quem for a Campos em Julho deste ano infectará-se-á com o vírus Ebola. Aí sim, Campos será outra...aquela dos meus sonhos. Vazia e Friiiiia.

Abs.
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial
Arquivo
Links do Duda
Links do Rafa
Links do Reimão
Links do Danielzinho