domingo, dezembro 03, 2006

Reabrindo gavetas

No meu quarto, existe uma espécie de gaveta guarda-tudo. Sempre que vou a algum evento que deixa um vestígio de recordação, como um ingresso ou convite, com o seu nome registrado, eu guardo. Jogo tudo nessa gaveta. E agora, Dezembro começando, é hora de dar um tapa nela: pegar tudo o que joguei lá dentro ao longo do ano e arrumar, deixar em ordem: afinal, jajá vem mais um ano pela frente, e a gaveta tem estar preparada para receber mais novos ilustres ingressos e convites.

No começo da “pilha”, vem os eventos mais recentes: Corinthians x Palmeiras no Morumbi com o Brunão. Fla-Flu no Rio com o Flores. Ceará x CRB com a heroína Gabi no Castelão. Os Infiltrados. O Grande Truque. Motomix Art Festival.

De repente, vou chegando ao meio da pilha, e alguns itens que já estavam meio escondidos em algum lugar de minha memória começam a dar as caras. Oasis, no dia 15 de Março. Oras, quem diria que o Cabral iria começar a namorar a Aline depois desse show? Pearl Jam. Dois ingressos? Aé, um que a Gabi ganhou do Terra e outro que eu mesmo já havia comprado.

A pilha deixa de ser uma pilha e se transforma numa verdadeira barrela de papeizinhos. Coldplay? Caraca, foi em Setembro de 2003... e eu vou ver os caras novamente agora em Fevereiro do ano que vem, 4 anos depois! Santos x Boca Juniors, em 2 de Julho de 2003. Puxa, que semana foi aquela! PGE, Formatura, Viagem à Londres, discurso como orador da turma e apenas uma finalzinha da Libertadores no meio da semana... Inesquecível!

Bienal do Livro de 2004, bondinho no Pão de Açúcar há 3 meses, um monte de carteirinhas de estudante velha... dezenas de shows: Paralamas, Skank, Jamiroquai, Los Hermanos, Milton Nascimento e Ira! Passagens de avião para o RJ, Salvador, Fortaleza e Londres. A minha mente vai se revitalizando, se oxigenando... parece que ela virou um Gatorade inteiro, geladinho!

Que maravilha é uma feira de livros! E o Pelourinho então! Ah, mais a Tower Brigde é muito mais tesão! E o que dizer da voz do Milton então?

No meio da bagunça, até conta de telefone! Da Vivo? Claro que não! Telesp Celular! E eu ainda morava na maravilhosa pensão da Dona Mara, na São Severino nº 08, no coração da Vila Mariana.

De repente, surge uma perolaça. Praticamente um troféu naquele monte de velharias. Com certeza, o ancião, o mais respeitado do grupo: ingresso do show do Yes, em Setembro 1999! No auge dos meus 17 anos, este caiçara da gema começava a conhecer a paulicéia desvairada, começava a fazer amigos, como Felipe Cotta, que me levou nessa empreitada, começava a ampliar meus conhecimentos músicas. Começava a ampliar meus conhecimentos sobre a magia do verbo Viver.

Volto a Dezembro 2006, Domingão. Cá estou de volta, depois de viajar no tempo. Uma viagem que me provocou arrepios. Que tocou nas minhas mais profundas sensações, que estavam enterradas lá no fundo, da minha mente e da minha gaveta.

Num momento de reflexão boba, penso: o que é a vida, então, senão um conjuntão de sensações boas e ruins, que a gente tem que ir recebendo e provocando, levando, tocando o barco? Tenho 24 anos agora; você aí, que está lendo, tem não-sei-quantos. Mas tenho certeza que, na sua mente, tem também uma gavetinha com um monte de coisas guardadas. Oras, e teria uma melhor época no ano do que em seu final, para ir vasculhar esse legado de boas memórias?

Aprenda com as memórias ruins, e depois de sugar tudo o que podia, jogue-as para bem longe. Já as memórias boas... sente-se num lugar confortável, abra essa gaveta e comece a viagem. Será emocionante, vai te provocar arrepios. E você não vai se arrepender.

Como é sabio o Tempo, não? Este senhor que nos permite revisitar expectativas, emoções e sorrisos.

E reabrir gavetas.
Comentários
Dessa vez eu li... E quem diria que seria citada, hein...
Só fui naquele show por sua causa e verdade seja diata, mudou a minha vida!
Bjo
 
ops, dita
 
o mais legal disso é que eu li uma matéria esses dias que dizia que a nossa mente funciona mais ou menos como um arquivo de computador, ou como as gavetas da sua analogia...
dizia que a gt tem a capacidade de esvaziar algumas gavetas com menor importância para dar lugar às lembranças que mais nos interessam ser guardadas.
aos 24 anos parece que ainda cabe muita coisa nas suas gavetas...
 
FELIZ NATAL!!!
 
Belo texto Reimão, boas entradas e que 2007 encha a gaveta de todos nós.

Abraço!
Zanella
 
Muito bom mesmo, aposto que essa inspiração vei regada de muitas geladas...

Abraço e boas festas!
Edgard
 
Thi,

ler esse texto me deu uma sensação são estranha. Estranha boa. Parecia que eu estava lendo recortes de algumas das conversa que eu tive comigo mesma nessas últimas semanas, durante minhas arrumações... dessas conversas que a gente tem com a gente, enquanto revira o quarto, relembra umas coisas e separa outras para esquecer ou até compartilhar com alguém querido.

Beijos e Boas Festas!
 
Beleza, Thiago. Não sabia que você era também "homem das letras". Feliz Natal e um ótimo 2007.
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial
Arquivo
Links do Duda
Links do Rafa
Links do Reimão
Links do Danielzinho