segunda-feira, outubro 02, 2006

Obras do nosso eleitorado

Pudemos ver nos resultados da eleição de ontem uma reação da população frente aos escândalos que pipocaram um atrás do outro envolvendo o Governo federal. Porém, vendo a lista de deputados federais eleitos por São Paulo, podemos encontrar certas bizarrices.

O candidato mais votado foi o velho conhecido Paulo Maluf. Mesmo sendo mais sujo que pau de galinheiro (aliás, só não está preso porque sempre soube fazer mutreta bem feita), o ex-prefeito teve quase 740.000 votos. Esse número não fica tão longe dos 900.000 eleitores do também velho Orestes Quércia, 3º colocado na eleição para o Governo do Estado.

Mas, o que mais impressiona é a vitória de Valdemar Costa Neto. Presidente do PL, reconheceu que recebeu R$ 10 milhões para fazer a coligação com o PT, renunciou ao mandato de deputado federal para não ser cassado e perder os direitos políticos, disse em campanha nesse ano "Eu errei e só me restava dois caminhos: abandonar a vida pública ou ficar, reconhecer o erro e começar tudo de novo"... E o que aconteceu? Escolheu a segunda opção, recebeu quase 105.000 votos e está de volta.

Junto dele estará o também ex-presidente de partido e envolvido a fundo no mensalão, José Genoíno. Depois de renunciar à presidência do PT no calor da crise, ficar alguns meses longe da imprensa, o (ex-)companheiro de Lula também está de volta. Além desses, também representarão São Paulo na Câmara dos Deputados figuras do meio artístico: o estilista-apresentador Clodovil Hernandez, representando o nanico PTC com mais de 493.00 votos, e o cantor Frank Aguiar com quase 145.000.

Não quero julgá-los antes da hora, mas frases como de Clodovil como "É só um emprego a mais" e "Não tenho projetos. Não nasci lá dentro, vou ter de aprender tudo." ditas após a apuração dos resultados não são nada animadoras.

Esses são só alguns exemplos que eu vi em São Paulo dando uma olhadinha por cima, imagina o que pode ter em outros Estados. Mas é isso aí, estamos no Brasil mesmo, não dá para exigir algo de muito diferente...
Comentários
Eleitores dão "licença para roubar"

Os partidos políticos se converteram em um manto acobertador de seus militantes em vez de serem atentos e rigorosos vigilantes da idoneidade política e moral de cada um deles.

Aos eleitores não parece importar muito a decência de seus líderes e assim, juntando a fome com a vontade de comer, alguns protagonistas máximos da política se sentem de posse de uma "licença para roubar" equivalente à "licença para matar que James Bond exibe em seus filmes.

O jornal econômico observa que os mercados financeiros tiveram um dia positivo no Brasil na segunda-feira, após a votação inesperada de Alckmin. "Enquanto o esquerdista sr. da Silva se mostrou um responsável administrador fiscal da economia, o sr. Alckmin é visto pelos investidores como tendo uma proposta mais clara para encolher o Estado e estimular o crescimento".

Enquanto os brasileiros continuarem ignorantes e não aprenderem a votar, não vamos conseguir mudar o atual quadro de crises e roubalheira no País.

Voto consciente é voto inteligente!

Abs
Marcos Ariosi
ariosi.blogspot.com
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial
Arquivo
Links do Duda
Links do Rafa
Links do Reimão
Links do Danielzinho