sexta-feira, outubro 06, 2006

A minha primeira vez no Maracanã (e justamente num Fla-Flu)!

Era mais ou menos 20:03 do último dia 04 a hora em que o Gigante surgiu, todo iluminado, na minha frente. Desciamos a Estrada do Grajaú: Thiago Flores, seu irmão Gustavo, o amigo Rafael, e eu, um Santista-Tricolor naquela noite (com direito a ter a honra de envergar a 7 listrada e tudo!).

Depois de milhões de idas a Vilas Belmiro, Morumbis, Pacaembus, Ulrico Mursas (estádio da Portuguesa Santista), até Canindé e Palestra Itália, chegaria a vez de eu realizar um sonho de infância: assistir a um jogo de Futebol no Maracanã. E foi justamente num Fla-Flu. E foi justamente ao lado de um retardado rato de arquibancada, o Thiago. Ou seja, justamente como eu .;-)

Chegando lá, as comparações foram inevitáveis. Se por aqui, uma torcida entra pela Giovanni Gronchi e outra pela Jorge João Saad e Jules Rimet, lá, uma sobe pela rampa do Bellini e a outra pla rampa da UERJ. Aqui, dificilmente você vê mistura de torcida com camisa nos arredores do estádio; lá, no meio dos tricolores, haviam alguns "loucos" com a camisa da Mulambada (ou Urubu... ou rubro negro, se vc preferir... aquele time que é o maior freguês do Santos, o maior caso de Freguesia da história do Futebol Universal); mas, segundo o Thiago, isso é coisa de maluco: ele não se enfiava no meio dos Mulambo com camisa do Flu nem a pau. Bom, pelo menos, eu não vi nenhuma briga, acho que essa é uma parte boa.

Adentramos no Maior do Mundo. Passa-se por uma catracazinha safada, que mais parece que você está num abatedouro. Depois disso, só alegria. A subida da rampa é algo que sempre vi em filmes e documentários, mas nunca havia feito. Vamos circundando a arquibancada, passando em frente das estreitas entradinhas lhe dão acesso. Vou avistando os refletores. Me arrepiei todo, meu coração dispara. Quase não consigo me conter de emoção, de estar realizando um sonho de infância. Pegamos uma das entradinhas.

O Maracanã por dentro é maravilhoso, inacreditável. é mais "baixo" que o Morumbi (afinal, esse possui 3, e não 2 lances de arquibancada). Ele é gigante. Me lembrou muito o Castelão, em Fortaleza, onde estive num Ceará x CRB em Julho deste ano. Mas, oras, perdoem-me os cearenses: o Maracanã é imcomparável. O Maracanã é um templo sagrado do Futebol Mundial. Estava extasiado, nas nuvens.

Sobre o jogo em si, não vou comentar. Todos já sabem que o Tricolor tomou um chocolate de 4, de virada. Nós, tricolores, ficamos extremamente chateados com a derrota. Perder pro maior rival, de 4, e jogando absolutamente nada, é lamentável.

No entanto, quando o placar já apontava 1 x 4, estava eu sentado na cadeirinha amarela, chateado. Dou aquela dobrada no corpo para trás, suspirando, e olho para os céus. Nesse momento, exatamente nesse momento, eu entendi o que é estar no maior do mundo. O céu estava claro, a lua cheia brilhava com fervor. Imagine uma foto tirada com uma lente grande angular, onde você consegue ver mais coisas do que seu olho captura. Você percebe, olhando para toda a cobertura do Maracanã de uma vez só, que está dentro de uma estrutura oval gigantesca, que já abrigou 200.000 pessoas na final da Copa de 50; na estrutura que já teve 150.000 pessoas na final do Brasileirão de 83, Mulambada 3 x 0 Santos. Você está no lugar que representa o maior símbolo do Futebol, mais até do que a própria bola.


Dia seguinte, 05, às 19:54. Estou no aeroporto Santos Dumont. 24 horas depois de viver alguns momentos inesquecíveis no Estádio Mario Filho. Rumo em direção ao avião da Varig que me levaria de volta para São Paulo. Sozinho e pensativo, com a Baia da Guanabrá a minha esquerda, Nitéroi, com um belo corredor de luzes a minha frente, e o Pão de Açucar a minha esquerda, reflito a respeito da marcante noite anterior.

Penso no Thiago, um torcedor doente, fanático como eu. Jamais esquecerei que foi ELE o cara me levou no Maraca pela primeira vez, e farei questão de retribuir o prazer quando ele estiver aqui em sampa. E uma pena que uma Dutra de distância não deixe que a gente converse mais de futebol, nossas paixões (além do Flu para ele e o Santos para mim). Mas deixa estar. Email serve para isso.

Penso nos meus Amigos de pelada, que me esperavam para bater uma bola às 22:00 ali na Aclimação; uma tradição que já se estendia por cinco anos teve ser temporariamente parada, desde Março deste ano, devido a falta de quórum. Depois de muito esforço, conseguimos, agora em Outubro voltamos à prática semanal do esporte bretão.

Penso nos meus Amigos Santistas, Felipe e Danniel, que já deviam estar, àquela hora, no Tobogã, esperando mais um jogo contra os Gambás MSI. é claro que, horas depois, viriamos a acabar com eles mais uma vez. Mais uma humilhante goleada no nosso Freguês.

Penso numa das maiores pérolas já proferidas por, provavelemente, o maior Tricolor da história, Nelson Rodrigues: "O Fla-Flu não tem início. O Fla-Flu não tem fim. O Fla-Flu começou quarenta minutos antes do nada. E então, as Multidões Despertaram."


é, querido Nelson. Nesse último dia 04, foi a minha vez de Despertar.

Futebol correndo pelas veias e deixando marcas, para todo e sempre.

Amém.
Comentários
Reimão
Lindo texto, sério mesmo! Parabéns!
Despertou em mim os mais ocultos desejos futebolísticos, inclusive o de estar lá no mesmo jogo e jogar um saco de mijo na sua cabeça!
Beijo na lomba (e que lomba)
Lobo da tundra longínqua cuneiforme!
 
Belo texto, Reimons.
Revela um lado homosexual da sua personalidade, mas ainda assim, é um belo texto. Parabéns.
 
Vestindo a camisa 7 do Renato Gayucho? Torcendo prá time pó de arroz? Que merda é essa Thiago? Vou fazer agora mesmo uma recomendação ao Conselho Deliberativo do Glorioso Alvinegro Praiano, pedindo uma moção de repúdio pelo seu conmportamento quase vira-casaca; aliás, não custa perguntar: virou só a casaca ou vai virar de costas agora tb?

Abs

Mario
 
Texto muito bonito . Parabens !
 
Reimão, seu texto me fez recordar a primeira e única vez que estive no Maracanã, há exatos 10 anos... 3x1 pro Paraná em cima do Mengo. Mas realmente a primeira vez, o resultado do jogo não importa muito, o ingresso vale pra ficar ali, parado, só admirando e refletindo sobre esta obra-prima que é o estádio Maracanã.

Abraço
 
Bem, amigo Thiago devo dizer-te que nunca estive no Maracanã. Como sabes sou português e adepto fanático do grande Benfica! Como adepto do futebol espero um dia concretizar o sonho de ver um jogo no Maracanã, pois cresci também com a ilusão de conhecer os grandes templos do futebol e esse magnífico recinto está consagrado pela história. Os meus parabéns pela forma sentida como traduziste esse sentimento e agora que és a nova aquisição do www.planetfootball10.blogspot.com espero poder dar à comunidade brasileira de Portugal a possibilidade de entrar nos estádios brasileiros e vibrar com as suas equipas. Um bem haja e um grande abraço;) Visitem-nos.
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial
Arquivo
Links do Duda
Links do Rafa
Links do Reimão
Links do Danielzinho