sexta-feira, setembro 08, 2006

Os Melhores Discos do Ano (até agora...)

    


Os meus 3 eleitos são os seguintes: Ringleader Of The Tormentors, do Morrisey; Under the Iron Sea, do Keane, e por fim The Life Pursuit, do Belle & Sebastian.


Comecemos pelo Morrissey. Depois do maravilhoso You are The Quarry, de 2004, ele retornou esse ano com um pérola do mesmo nível. Sua voz potente e melodias deprimentes já são de prache. Mas chama a atenção nesse Ringleader of the Tormentors o uso de dezenas de instrumentos e outros barulhos e quetais, além de backing vocals até de crianças.

=> Perolaça do disco: Life is a Pigsty.
Uma das letras mais deprimentes e sombrias de Moz, com direito a trovoadas de fundo.


Passando agora ao Keane, uma banda que não possui guitarrista. Depois do brilhante Hopes and Fears, 1º álbum da banda, havia a responsa de mostrar qual que era a dos caras. E eles supreenderam.
Under the Iron Sea está excelente, movimentado, alto, barulhento. A guitarra não faz falta nenhuma. A voz de Tom Chaplin é farta, entra rasgando seus ouvidos.

=> Perolaça do disco: A Bad Dream.
Absolutamente arrepiante, essa obra prima é para colocar o mais duro dos corações em reflexão.


Terminemos com Belle & Sebastian, banda que conheci somente esse ano, com uma coletânea que o Cotta me emprestou. Honestamente, de início, não achei nada demais, apenas concordei com o adjetivo "fofinho", comunmente dirigido a eles. Mas gostei de algumas coisas, fiquei instigado.
Em seguida, comprei um Box com 3 CDs deles por apenas 40 mangos. Poxa, cada CD por 13 contos? Tive que comprar. E aí que veio o esquema: fiquei encantando por um dos discos, o Dear Catastrophe Waitress. Finalmente, o Belle & Sebastian entrava no meu hall de bandas admiradas.
Eis que, esse ano, os caras lançaram The Life Pursuit. Aí fudeu de vez. o disco mais rock dos caras, deixando um pouco essa frescura de "fofice" de lado e investindo em canções mais completas, mais pesadas.

=> Perolaça do disco: Song for Sunshine
Sempre acreditei que o nome de uma música tem que ser estupidamente relevante, que possa indicar com o máximo de precisão e criar a melhor das expectativas para o som que vai vir.
Seguindo essa lógica, pense numa música que chama "canção para a luz do sol". E agradeça.
Comentários
Santinho, não posso me furtar de falar sobre quem assisti hoje. A monstruosa e espirituosa Elza Soares. Não conheço todas essas bandas que você citou, mas vale eu mudar de assunto para falar um pouco da Elza, velha Elza. Cantou samba, principalmente samba. E com autoridade. Personalíssima, mudando de roupa no meio do show, com pernas de fora. Sem perder a elegância. A classe do "Volta por cima", do Paulo Vanzolini: sensacional, em formato de tango. Ela espalha bem o que ela mesmo contruiu: a bossa dançante em letras perigosas, provocantes. Sensação de que tudo veio pronto, com ela. Na voz, há trombone, há tuba, há um pouco de cada corda. Na leveza da rouquidão sensual, delicadeza. No grito, a honradez da pobreza e a revolta do preconceito. Meu deus, há tanta coisa para falar da Elza. Puxa. Não tem a ver com as bandas supracitadas. Mas vale o desabafo.
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial
Arquivo
Links do Duda
Links do Rafa
Links do Reimão
Links do Danielzinho