
Os meus 3 eleitos são os seguintes: Ringleader Of The Tormentors, do Morrisey; Under the Iron Sea, do Keane, e por fim The Life Pursuit, do Belle & Sebastian.
Comecemos pelo
Morrissey. Depois do maravilhoso
You are The Quarry, de 2004, ele retornou esse ano com um pérola do mesmo nível. Sua voz potente e melodias deprimentes já são de prache. Mas chama a atenção nesse
Ringleader of the Tormentors o uso de dezenas de instrumentos e outros barulhos e quetais, além de backing vocals até de crianças.
=> Perolaça do disco: Life is a Pigsty.
Uma das letras mais deprimentes e sombrias de Moz, com direito a trovoadas de fundo.
Passando agora ao
Keane, uma banda que não possui guitarrista. Depois do brilhante
Hopes and Fears, 1º álbum da banda, havia a responsa de mostrar qual que era a dos caras. E eles supreenderam.
Under the Iron Sea está excelente, movimentado, alto, barulhento. A guitarra não faz falta nenhuma. A voz de Tom Chaplin é farta, entra rasgando seus ouvidos.
=> Perolaça do disco: A Bad Dream.
Absolutamente arrepiante, essa obra prima é para colocar o mais duro dos corações em reflexão.
Terminemos com
Belle & Sebastian, banda que conheci somente esse ano, com uma coletânea que o Cotta me emprestou. Honestamente, de início, não achei nada demais, apenas concordei com o adjetivo "fofinho", comunmente dirigido a eles. Mas gostei de algumas coisas, fiquei instigado.
Em seguida, comprei um Box com 3 CDs deles por apenas 40 mangos. Poxa, cada CD por 13 contos? Tive que comprar. E aí que veio o esquema: fiquei encantando por um dos discos, o
Dear Catastrophe Waitress. Finalmente, o Belle & Sebastian entrava no meu hall de bandas admiradas.
Eis que, esse ano, os caras lançaram
The Life Pursuit. Aí fudeu de vez. o disco mais rock dos caras, deixando um pouco essa frescura de "fofice" de lado e investindo em canções mais completas, mais pesadas.
=> Perolaça do disco: Song for Sunshine
Sempre acreditei que o nome de uma música tem que ser estupidamente relevante, que possa indicar com o máximo de precisão e criar a melhor das expectativas para o som que vai vir.
Seguindo essa lógica, pense numa música que chama "canção para a luz do sol". E agradeça.