sexta-feira, setembro 08, 2006

Gastronomia no Ipiranga

Hoje tivemos um aprazível almoço na Rua Bom Pastor, cravada no coração do tradicional bairro do Ipiranga. Uma rua que pode se sentir orgulhosa de abrigar lado a lado dois estabelecimentos simplesmente fantásticos.

No número 1659 está localizado o Seu Oswaldo, com o melhor x-salada de São Paulo e, no número 1267, fica a Casa da Mortadela Ceratti. Os dois lugares têm muitos pontos em comum, têm ótimos lanches, não são absurdamente caros, são simples, são tradicionais e, óbvio, ficam na mesma rua.

O Seu Oswaldo está lá desde 1966 fazendo o mesmo hambúrguer, com um molhozinho no lugar da rodela de tomate e com a maionese secreta, de receita desconhecida até pela sua própria esposa. O x-salada não é enorme (isso é bom), mas é simplesmente fantástico. Com todo respeito ao Milk & Mellow, Joaquin's e similares, mas o lanche deles toma um pau do Seu Oswaldo. Além do que, nada melhor do que comer ali no balcão, fazer o pedido com o dono do lugar e ainda fechar a conta com ele.

E porque é bom o X-Salada não ser enorme? Porque você guarda um espacinho para ser preenchido por um sanduíche de mortadela ali do lado. O Seu Oswaldo divide a parede com a Casa da Mortadela Ceratti desde 1977 numa convivência pacífica entre os "concorrentes". Um lugar igualmente simples, que também não aceita essas coisas de carão de débito e crédito, mas também com iguarias únicas. Lá você pode comer o sanduíche simples de mortadela, mortadela com queijo, bauru de mortadela, x-salada de mortadela e mais algumas variedades de sanduíche de mortadela. Tudo da Ceratti e muito bem preparado.

Enfim, é o tipo de combinação perfeita, um lanche em cada lugar! Como o pernil do Estadão, precisa ir lá pelo menos uma vez!
Comentários
Olha...Seu Osvaldo que me perdoe,o lanche dele é bom, mas já comi melhores. O lance do lugar e todo o seu folclore é bom, mas o X-salada...O do Gordão é melhor...eu acho.... =P
E sou do contra mesmo! Mas a mortadela é boa...hummmmmm.....
 
Ponto alto: Purê de tomate cudadosamente debruçado sobre o hamburguer no ponto.

Ponto baixo: Thiago Reimão desrespeitando seu Oswaldo e pedestres.
 
Deus existe e responde por "Bom Pastor" and "Ipiranga"!

O Ipiranga mora do lado esquerdo do peito!
 
Foi muito legal.. Amei o x-salada e o sanduba de mortadela!
 
hummmmmm
Lanche ótimos, mas o suco de uva da Casa da Mortadela é o melhor!
 
O melhor de tudo é a rapidez, sem dúvida nenhuma!
E a impagável cena do Maia lambendo os dedos sujos de maionese... rs
 
Tem que marcar um desses denovo!!
 
sugiro ao blog, fazer indicação de sanduiches e botequins que valham a pena conhecer .
 
Parafraseando João Cláudio, guardo coisas bonitas no meu coração. Sem dúvida, uma delas é esse pedaço de zona sul, entre bovinos e suínos. São dois estabelecimentos extremamente simpáticos. Para bom degustador, meia mortadela basta. Santinho, proliferador de tradições.
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial
Arquivo
Links do Duda
Links do Rafa
Links do Reimão
Links do Danielzinho